Farol de Desempenho - De 2019 até 2023
O que é o Farol de Desempenho?
-
Qual o objetivo?
“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado!”, esta é a motivação para o uso do Farol de desempenho. É uma ferramenta do PDI que possibilita o acompanhamento, por toda a comunidade, dos principais processos críticos da instituição. Esses processos críticos, conhecidos na metodologia do BSC por Objetivos estratégicos, são agrupados em 4 grandes grupos, chamados de Perspectivas, que no nosso caso são:Estudantes e Sociedade (ES), Processos Internos (PI), Orçamento e Infraestrutura (OI) e Pessoas e Conhecimento (PC).
Os objetivos estratégicos, por sua vez, são formados por Indicadores de desempenho, que visam garantir a realização dos objetivos estratégicos. São esses indicadores, que possibilitam também, o acompanhamento do PDI por parte de todos, e o gerenciamento por parte dos responsáveis pelos indicadores.
Vale a pena ressaltar, que os indicadores de desempenho foram definidos a partir do diálogo com toda a comunidade, tendo como referência o histórico da instituição, alinhada com a nossa Visão de futuro.
-
Como é medido?
Por ser uma funcionalidade para medir o desempenho institucional, o Farol emprega uma série de cálculos envolvendo os Objetivos Estratégicos (OE) e seus respectivos indicadores de desempenho.
Cada indicador possui um peso dentro do OE, sendo esse fator de grande influência nas informações apresentadas. Ou seja, um indicador que alcançou a meta e possui peso elevado num determinado OE, irá influenciar positivamente o resultado do OE. Ao passo que, se um indicador de peso elevado apresentou situação ‘não alcançado’, a influência será negativa, e poderá até mesmo suplantar o desempenho dos demais indicadores com meta já atingida para o OE.
Em suma, o Farol apresenta o nível de alcance dos Objetivos Estratégicos ao longo do ano, com base no desempenho de seus indicadores.
Para cada OE são apresentadas 2 informações:
- Situação:
- Descreve o alcance da meta, e pode ser: alcançado, parcialmente alcançado ou não alcançado;
- Barra de progresso:
- Representação gráfica do valor real do indicador em relação à sua meta.
-
Como entender?
O Farol apresenta os Objetivos Estratégicos (OE) agrupados nas 4 perspectivas: Estudantes e Sociedade (ES), Processos Internos (PI), Orçamento e Infraestrutura (OI) e Pessoas e Conhecimento (PC).
Cada OE recebe uma codificação que está relacionada a uma temática:
EN - Ensino;
PPG - Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação;
EX - Extensão;
AE - Assuntos Estudantis;
GP - Gestão de Pessoas;
AP - Administração e Planejamento;
DI - Desenvolvimento Institucional;
TI - Tecnologia da Informação;
COM - Comunicação;
RI - Relações Internacionais;
Ao clicar em cada OE, serão apresentados seus respectivos indicadores de desempenho.
Legenda dos Objetivos Estratégicos
Legenda:
- Não alcançado
- Parcialmente alcançado
- Alcançado
- Não informado/Não se aplica
Perspectiva: ES - Estudantes e Sociedade
Para cumprir sua missão e alcançar a visão, que resultados o IFMG deve gerar para os estudantes e para a sociedade?
20 objetivos estratégicos
-
EX-OE3
EX-OE3 - Mapear as demandas da sociedade e atuar no fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
99.25%
-
PPG-OE5
PPG-OE5 - Criação e incentivo à implantação da incubadora do IFMG
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
AE-OE4
AE-OE4 - Promover ações voltadas à inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
PPG-OE3
PPG-OE3 - Promover a cultura de inovação
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
AE-OE3
AE-OE3 - Atender os estudantes em vulnerabilidade social
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
PPG-OE1
PPG-OE1 - Tornar o IFMG referência regional em pesquisa
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EX-OE4
EX-OE4 - Ampliar o atendimento das ações de extensão do IFMG
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
75.00%
-
EN-OE5
EN-OE5 - Fortalecer os núcleos de apoio ao estudante como suporte para a aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
RI-OE3
RI-OE3 - Criar e estimular oportunidades para recepção de alunos, professores e técnicos-administrativos em mobilidade acadêmica “international in”.
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
60.00%
-
EX-OE7
EX-OE7 - Ampliar o envolvimento da comunidade acadêmica nas ações de extensão
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
61.69%
-
RI-OE1
RI-OE1 - Diversificar, ampliar e melhorar a oferta de programas de mobilidade acadêmica internacional para discentes, promovendo uma formação transformadora que abarque novas perspectivas.
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
84.00%
-
EN-OE6
EN-OE6 - Zelar para que o trato das questões relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade permeie o currículo de forma transversal, por meio do desenvolvimento de projetos e iniciativas sustentáveis.
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
0.00%
-
EN-OE4
EN-OE4 - Zelar para que o trato das questões relacionadas à inclusão, aos direitos humanos, à diversidade e à cidadania permeie o currículo de forma transversal
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EN-OE1
EN-OE1 - Viabilizar o desenvolvimento e a adoção de metodologias inovadoras com foco no aprimoramento do processo ensinoaprendizagem, por meio do incentivo a projetos de ensino, pesquisa, extensão e capacitação docente
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
COM-OE4
COM-OE4 - Fortalecer a imagem institucional e reforço da marca
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
75.00%
-
AE-OE7
AE-OE7 - Promover e fomentar ações que incentivem às representações estudantis
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EN-OE3
EN-OE3 - Favorecer a acessibilidade e o atendimento educacional especializado, conforme legislação e demandas específicas de alunos e servidores
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
AE-OE8
AE-OE8 - Incentivar ações voltadas ao Esporte e Lazer
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
20.00%
-
PPG-OE2
PPG-OE2 - Ampliar o número de Programas de Pós-Graduação na modalidade profissional
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
AE-OE6
AE-OE6 - Possibilitar o apoio pedagógico ao estudante
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
Perspectiva: PI - Processos Internos
Para cumprir a missão e alcançar a visão, que processos acadêmicos e de gestão são considerados críticos e devem ser aperfeiçoados?
24 objetivos estratégicos
-
GP-OE2
GP-OE2 - Aprimorar os processos de avaliação de desempenho, buscando articulação entre as atividades desenvolvidas, resultados obtidos e desenvolvimento profissional
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EN-OE11
EN-OE11 - Aprimorar o processo de ingresso dos estudantes no IFMG
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
TI-OE2
TI-OE2 - Melhorar as políticas de segurança da Informação no contexto das TIC do IFMG
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
AP-OE3
AP-OE3 - Implementar Plano de Gestão Sustentável
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
75.00%
-
AP-OE1
AP-OE1 - Atualizar manuais-padrão de procedimentos/serviços utilizados pela administração, planejamento e infraestrutura do IFMG e promover a gestão do conhecimento institucional.
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
0.00%
-
AP-OE4
AP-OE4 - Implantar a gestão de Almoxarifado e Patrimônio no SUAP
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EN-OE12
EN-OE12 - Promover o aperfeiçoamento e inovação nos processos de gestão do ensino
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EN-OE2
EN-OE2 - Fomentar práticas curriculares e pedagógicas orientadas pela integração entre conhecimentos gerais e específicos, formação básica e profissional, teoria e prática e criar mecanismos para avaliar a adequação e pertinência dos cursos ofertados pelo IFMG para o atendimento das demandas locais e regionais
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
DI-OE1
DI-OE1 - Prospectar, captar e apoiar programas e projetos de desenvolvimento institucional a serem executados pelo IFMG alinhados às demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
COM-OE5
COM-OE5 - Modernizar a DIRCOM, aproximando-a de seus públicos
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
60.00%
-
AP-OE7
AP-OE7 - Aumentar a eficiência de execução do planejamento anual do IFMG.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
AP-OE2
AP-OE2 - Atualizar os normativos regimentares e implantar os normativos de Transparência, Governança, Gestão de Riscos do IFMG.
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
60.00%
-
AE-OE2
AE-OE2 - Informatizar os processos da Assistência Estudantil
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
TI-OE1
TI-OE1 - Aprimorar a governança de TIC do IFMG
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EN-OE8
EN-OE8 - Promover a análise contínua dos indicadores da avaliação institucional e dos indicadores educacionais com vistas ao desenvolvimento de estratégias de melhoria da qualidade do ensino.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
DI-OE2
DI-OE2 - Consolidar, organizar e disseminar dados e informações sobre o Instituto para permitir análises, viabilizar debates e melhorias, que promovam o desenvolvimento institucional no IFMG.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
GP-OE4
GP-OE4 - Informatizar os processos de gestão de pessoas, promovendo a interface entre setores e incorporando regras de negócios específicas
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
COM-OE1
COM-OE1 - Definir, implantar e consolidar a Política de Comunicação do IFMG
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
75.00%
-
TI-OE4
TI-OE4 - Aumentar a eficiência de execução do planejamento anual do IFMG.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
AE-OE1
AE-OE1 - Mapear e regulamentar os processos administrativos da Assistência Estudantil
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EX-OE6
EX-OE6 - Fortalecer a indissociabilidade Ensino/Pesquisa/Extensão
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
65.63%
-
DI-OE3
DI-OE3 - Instituir Política de Educação a Distância como Projeto Estratégico da DDI, com vistas à institucionalização da modalidade no IFMG.
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
65.00%
-
EX-OE5
EX-OE5 - Fortalecer os canais de comunicação com a comunidade interna e externa
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
62.50%
-
COM-OE2
COM-OE2 - Operacionalizar ações de integração da DIRCOM com a comunidade do IFMG
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
75.00%
Perspectiva: OI - Orçamento e Infraestrutura
Para cumprir a missão e alcançar a visão e promover a melhoria das demais perspectivas, quais estruturas físicas, tecnológicas, organizacionais e orçamentárias são consideradas críticas e devem ser propiciadas?
6 objetivos estratégicos
-
EX-OE1
EX-OE1 - Ampliar a captação de recursos externos para extensão
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
72.38%
-
TI-OE3
TI-OE3 - Implantar, disponibilizar e dar apoio técnico em tecnologias para melhoria dos processos de ensino-aprendizagem a distância
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EX-OE2
EX-OE2 - Disponibilizar espaços com infraestrutura e equipamentos necessários às ações de extensão
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
70.83%
-
AE-OE9
AE-OE9 - Comprometer-se com a qualidade dos serviços de alimentação e moradia
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
96.00%
-
AP-OE6
AP-OE6 - Estabelecer mecanismos para aumentar a eficácia nas obras, projetos e reformas do IFMG.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
AP-OE5
AP-OE5 - Fortalecer a utilização do Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
80.00%
Perspectiva: PC - Pessoas e Conhecimento
Para cumprir a missão e alcançar a visão e promover a base para as demais perspectivas, quais são os conhecimentos e as competências necessárias no IFMG?
12 objetivos estratégicos
-
GP-OE1
GP-OE1 - Consolidar o processo de planejamento central de capacitação no IFMG em alinhamento com as demandas das áreas fim e consolidação da Missão, Visão e Valores, com base em Gestão por Competências
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
62.50%
-
GP-OE3
GP-OE3 - Criar programa de aperfeiçoamento contínuo, com base em boas práticas e compartilhamento de informações.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EN-OE10
EN-OE10 - Desenvolver políticas para fomentar uso dos acervos físico e virtual por toda comunidade acadêmica.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
GP-OE6
GP-OE6 - Institucionalizar ações voltadas à saúde e melhoria da qualidade de vida do servidor, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
83.00%
-
RI-OE2
RI-OE2 - Implementar uma política linguística com oferta de ensino de idiomas para a comunidade do IFMG constituindo a base para que todo o Instituto possa participar proativamente das ações de internacionalização.
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
77.33%
-
GP-OE5
GP-OE5 - Institucionalizar a pesquisa de clima organizacional e promover a integração com as demais pesquisas institucionais
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
PPG-OE4
PPG-OE4 - Aumentar o número de produções acadêmicas, técnicas, científicas e artísticas dos servidores do IFMG
- Situação:
- Não Alcançado
- Progresso:
-
0.00%
-
RI-OE4
RI-OE4 - Diversificar e ampliar a oferta de programas de mobilidade acadêmica internacional para servidores.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
COM-OE3
COM-OE3 - Nivelar os conhecimentos sobre comunicação em níveis estratégicos da Instituição
- Situação:
- Parcialmente alcançado
- Progresso:
-
70.00%
-
AE-OE5
AE-OE5 - Promover ações de capacitação do corpo técnico da Assistência Estudantil
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EN-OE9
EN-OE9 - Fomentar o desenvolvimento conceitual de uma concepção de avaliação do desempenho acadêmico que seja parte do processo ensino-aprendizagem e colabore para o êxito discente.
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%
-
EN-OE7
EN-OE7 - Ofertar cursos com ênfase na qualificação pedagógica dos docentes do IFMG
- Situação:
- Alcançado
- Progresso:
-
100.00%